As Nossas Abordagens
Na nossa prática em Psicologia, cada processo terapêutico é adaptado às necessidades únicas de quem nos procura. Os nossos psicólogos recorrem a diferentes abordagens terapêuticas, com base no que faz mais sentido para cada pessoa, contexto e objetivo. Entre as metodologias que utilizamos estão a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Abordagem Integrativa, permitindo uma intervenção flexível, eficaz e centrada na pessoa.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Como Funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica estruturada e orientada para o presente, que visa ajudar as pessoas a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamentos disfuncionais. A TCC é baseada na ideia de que os nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados e que mudando os pensamentos negativos ou disfuncionais, podemos influenciar de forma positiva as nossas emoções e comportamentos.
A TCC envolve sessões regulares entre terapeuta e paciente, nas quais trabalham juntos para entender as situações e os pensamentos que provocam emoções negativas e comportamentos disfuncionais. O objetivo é modificar esses pensamentos e comportamentos, ensinando o paciente a lidar com situações difíceis de maneira mais adaptativa. São utilizadas técnicas como a reestruturação cognitiva, exposição gradual e treinamento de habilidades de enfrentamento.
Princípios Básicos da TCC
- Identificação de Pensamentos Disfunconais - A TCC ajuda os pacientes a identificar padrões de pensamento distorcidos (como catastrofização ou pensamento "tudo ou nada"), que frequentemente exacerbam os problemas emocionais.
- Desafiar Crenças e Padrões - Uma parte importante da TCC é questionar e desafiar crenças automáticas negativas, substituindo-as por pensamentos mais realistas e equilibrados.
- Técnicas Comportamentais - Além de trabalhar nos pensamentos, a TCC envolve estratégias comportamentais, como a modificação de comportamentos problemáticos e o desenvolvimento de habilidades sociais e de enfrentamento.
Terapia Integrativa
Como Funciona a Terapia Integrativa?
A Terapia Integrativa é uma abordagem terapêutica que combina cuidadosa diferentes abordagens psicológicas, com o objetivo de adaptar a intervenção às necessidades específicas de cada criança/adolescente. Por oposição à aplicação de um método único e fixo, são avaliadas, caso a caso, as estratégias e técnicas mais adequadas para promover o seu bem-estar emocional, o desenvolvimento psicológico e a superação de dificuldades.
No contexto infanto-juvenil, o processo inicia-se geralmente com uma fase de avaliação — que pode incluir entrevistas com os pais/cuidadores, observação direta da criança/adolescente e aplicação de instrumentos clínicos — para compreender o seu funcionamento cognitivo, emocional, comportamental e relacional. A partir daí, o plano terapêutico é traçado com base numa lógica integrativa, combinando técnicas da terapia cognitivo-comportamental (como treino de competências ou reestruturação de pensamentos) com elementos da abordagem psicodinâmica (como a exploração simbólica de emoções, o uso do brincar terapêutico ou o trabalho relacional).
Ao longo das sessões, é estabelecida uma relação de confiança e segurança com a criança/adolescente, promovendo um espaço no qual possa expressar-se livremente, compreender as suas emoções e aprender novas formas de lidar com os desafios do dia-a-dia. A participação da família, sempre que possível e adequado, é também parte fundamental deste processo.
Princípios Básicos da Terapia Integrativa
- Flexibilidade Clínica - A intervenção é moldada à medida da criança/adolescente, tendo em conta a sua personalidade, fase de desenvolvimento, contexto familiar e objetivos terapêuticos.
- Integração Teórica e Técnica - Combina de forma coerente e fundamentada diferentes modelos e técnicas terapêuticas (neste caso, a abordagem cognitivo-comportamental e a psicodinâmica), respeitando os seus princípios e evidência científica.
- Centralidade na Relação Terapêutica - Valoriza profundamente a qualidade da relação entre terapeuta e paciente, reconhecendo-a como um elemento terapêutico essencial para a mudança.
- Foco no Desenvolvimento Global - Considera o ser humano como um todo — integrando emoções, pensamentos, comportamentos, vínculos e experiências — e promove o crescimento psicológico em várias dimensões.
- Respeito pela Singularidade - Reconhece cada criança/adolescente como único, com a sua história, o seu ritmo e as suas necessidades, evitando soluções "standard" e privilegiando o cuidado individualizado.